Factores que influenciam a saúde mental
O presente trabalho abordará o seguinte tema: ``Saúde Mental´´ e os seus Sub-tema.
O conceito de saúde mental deve envolver o homem no seu todo biopsicossocial, o contexto social em que está inserido assim como a fase de desenvolvimento em que se encontra. Neste sentido, podemos considerar a saúde mental como um equilíbrio dinâmico que resulta da interacção do indivíduo com os seus vários ecossistemas: O seu meio interno e externo; as suas características orgânicas e os seus antecedentes pessoais e familiares.
Numa abordagem à influência de factores sociais na saúde mental, foi referido que a saúde mental deixou de ser a ausência de doença, problemas mentais e psíquicos, mas sim a percepção e consciência dos mesmos, e a possibilidade pessoal e/ou colectiva de os solucionar, de os modificar, de intervir sobre eles.
FACTORES QUE INTERFEREM NA SAÚDE MENTAL
Ao referirmos os factores psicossociais de risco para a saúde mental pretendemos salientar que as variáveis psicológicas se relacionam com o ambiente social. Alguns estudos demonstram que os comportamentos e as respostas do indivíduo ao ambiente parecem relacionar-se com o risco da doença, mas estão inseridos num contexto social.
De salientar que o termo psicossocial tem sido utilizado para referir uma grande variedade de factores psicológicos e sociais que se relacionam com a saúde e a doença mental (Binik, 1985). Considera o autor que não existe termo mais apropriado para descrever as características da pessoa, nomeadamente traços de personalidade, mecanismos de defesa, estados emocionais e cognitivos, e os factores sócio- ambientais como, por exemplo, as situações indutoras de stress.
Na literatura psicológica, sobretudo na área do stress, verifica-se que têm sido realizadas algumas investigações sobre a influência dos factores psicossociais na saúde e na doença mental e sobre os mecanismos que podem levar essas variáveis a contribuir para o desenvolvimento e