Cibernética
A presente abordagem remete-nos a falar sobre um dos assuntos que mais revolucionaram a era moderna ou contemporânea, em função da possibilidade de facilidade e vantagens que o emprego da computação e consequentemente da cibernética trouxeram para o mundo.
Observa-se assim que o surgimento dos computadores informáticos e, consequentemente da cibernética, veio trazer as sociedades o que hoje consideramos ser verdadeira revolução.
O computador como se sabe teve um processo evolutivo de longos anos, até que se chegasse a era da computação informatizada, um verdadeiro alcance da geração humana.
Por seu turno, no que tange a cibernética, palavra também é designativa de piloto. No grupo de Norbert Siener, considerado o introdutor da cibernética nos moldes que vem sendo empregada actualmente, fisiologistas e matemáticos. estavam sentindo a falta de um vocábulo que lhes permitisse entenderem-se, pela falta de um termo capaz de exprimir a unidade essencial dos problemas de comunicação e controle na máquina e nos seres vivos, já que todas as palavras até então propostas, ou se extremavam muito nas máquinas ou, em caso contrário, na vida.
1 - SURGIMENTO DO COMPUTADOR INFORMÁTICO
Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode possuir inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse (1910–1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1. Zuse tentou vender o computador ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra. Os projectos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a chance aos americanos de