Teoria semiotica
De que maneira se realiza nossa experiência em Comunicação?
Comunicação: palavra derivada do latim communicare, cujo significado seria “tornar comum”, “partilhar”, “repartir”, “associar”, “trocar opiniões”, “conferenciar”. Implica participação, interação, troca de mensagens, emissão ou recebimento de informações novas. Significa, assim, estabelecer comunhão, participar da comunidade, através do intercâmbio de informações.
(RABAÇA & BARBOSA. Dicionário de Comunicação)
A comunicação implica conteúdo, uso de códigos e pontos de contato
1.1. Meios de Comunicação: São os pontos de contato.
a) Formas de comunicação: Códigos e linguagens b) Veículos de comunicação: Combinam diversas formas de comunicação. Comunicação não-verbal: veiculo de comunicação. Linguagem não-verbal: forma de comunicação. c) Mídia: São os meios de comunicação de massa.
Comentários:
- Algumas formas de comunicação estão contidas em si mesmas. - Algumas qualidades de formas ou meios de comunicação são impostas. - Todas as formas de comunicação ampliam o poder de nossos sentidos - Muitos meios de comunicação são intencionais. (mensagens e significados e meios não intencionais de comunicação)
1.2. A comunicação e suas conexões:
Entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo, entre as pessoas de um grupo, entre um grupo e outro grupo. A comunicação pode ser imediata ou retardada. As conexões são feitas através de formas de comunicação ou mídias e o que ela escoa são ideias, crenças e opiniões. Material e conteúdo da comunicação.
1.3. A comunicação é uma atividade:
Nós vivenciamos a comunicação como uma atividade: não envolve só falar e ouvir. Codificar, decodificar, entender, refletir, analisar, categorizar, selecionar etc.
1.4. A comunicação é aprender:
A comunicação é algo que aprendemos a fazer. Aprendemos a nos comunicar: habilidade adquirida. Estudar a comunicação: por que aprender, como