Aula política montesquieu
- Do espírito das leis (1748) Demorou 20 anos para escrever a obra.
Montesquieu: Da nobreza francesa. Estuda direito. Conselheiro do parlamento. Torna-se barão.
Faz profunda critica ao que ele vê do processo de centralização na franca e com o crescimento do absolutismo Frances (e ele vem de dentro da nobreza) Nobreza perde poder pois o rei vai acumulando (m. aponta isso como um grande perigo) M. não eh um nobre q quer evitar qualquer tipo de transformação, muito pelo ao contrario, é bastante esclarecido.
Visao nobre sobre a política, diferente da visão nobre clássica.
Critica a religião católica.
Preocupa-se como que os regimes políticos podem se tornar estáveis. Analisa vários tipos de regimes. Republicas e monarquias. Atenção especial com a monarquias, principalmente pela longevidade, o que demonstra estabilidade. Monarquia fonte de estabilidade o importante. M. tenta mostrar que o q torna a monarquia estável é a moderação.
Lei: Diferente do habitual. Para M. são as relações necessárias que derivam da natureza das coisas. Se observar as ações humanas pode-se encontrar uniformidade. Deve-se saber a Natureza e principio do governo.
Natureza: quem exerce.
Principio: Como exerce
A relação de quem e como é que ele vai buscar entender.
Leis que regem as instituições políticas são as positivas: feitas pelo homem.
Leis são sempre as relações, entre classes, pessoas, entre quem detém o poder econômico. As leis sempre governam essas relações. E M. se interessa pelas leis positivas, e cada povo tem a sua. Por isso faz uma analise do real, mas a partir do real criar as tipologias.
Mais do que as leis, ele quer saber o espírito das leis: Relações entre as leis positivas as diversas coisas: clima, tamanho do estado, comercio, classes, etc. de determinada região.
As leis com determinada realidade é o q ele vai chamar de espírito das leis.
Tem influência do Maquiavel, modelo de Aristóteles mas tem influencia