Locker
LOCKE 1) Além de defensor da liberdade e da tolerência religiosas, Locke é considerado o fundador do empirismo. Tente explicar o que é isso?
2) Locke sustenta a tese de que nem a tradição nem a força, mas apenas o consentimento expresso dos governados é a única fonte do poder político legitimo? Explique e dê exemplo.
3) Locke é um dos principais representantes do jusnaturalismo ou a teoria dos direitos naturais? Explique essa idéias teoricas?
4) Para Locke a propriedade já existe no Estado de natureza e, sendo uma instituição anterior à sociedade, é um direito natural do individuo que não pode ser violado pelo Estado? Porque esse enunciado?
5) O que é o contrato social segundo Locke?
6) O direito a resistência nas relações entre o governo e a sociedade Locke afirma que: “ Quando o executivo e o legislativo violam a lei estabelecida e atentam contra a propriedade, o governo deixa de cumprir o fim a que fora destinado, tornando-se ilegal e degenerado em tirania”. Explique esssa doutrina da legitimidade e o direito de recorrer a força para a deposição de um governo rebelde.
7) Cite o que constituem para Locke o cerne do estado civil e porque ele é considerado o pai do individualismo liberal.
ROUSSEAU
1) Qual a crítica que Rousseau faz ao restabelecimento das ciências e das artes para aprimorar os costumes?
2) O que é pacto social em Rousseau?
3) Explique, a partir de Rousseau, a proposição do exercicio da soberania pelo povo, como condição primeira para sua libertação.
4) Qual a origem da desigualdade segundo Rousseau?
5) Explique o contrato social em Rousseau?
6) Qual a ação politica legitima segundo Rousseau?
MONTESQUIEU
1)”O mundo não é governado por cega fatalidade.” O que Montesquieu que dizer com esse enunciado?
2)Descreva a teoria geral da sociedade, segundo Montesquieu.
3)O que Montesquieu entende por virtude e honra.
4)“ O poder