Mudanças climáticas e ambientais e as doenças
Este texto discute alguns conceitos relacionados às características da água e porque esta é considerada o líquido da vida. Formada por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O) a água se constitui uma das substâncias mais abundantes e importantes do nosso planeta. Foi nela que a vida evoluiu e é nela que acontecem os principais processos bioquímicos relacionados à vida. É também um recurso fundamental ao equilíbrio ambiental, e, portanto, sua conservação é pré-requisito para a nossa permanência na Terra.
Considerada como “solvente universal” pois muitas substâncias podem ser dissolvidas nela, a água possui propriedades importantes que serão discutidas ao longo do texto. Dentre as principais propriedades podemos destacar as pontes de hidrogênio, a coesão, aderência e tensão superficial e algumas características tais como o calor específico e a capacidade térmica da água.
Algumas questões fundamentais sobre a água englobam a sua ocorrência, distribuição e disponibilidade no mundo. A chamada hidrosfera ocupa 70% da superfície da Terra e compreende os oceanos, as águas subterrâneas, rios, riachos, arroios e igarapés, lagos, açudes, represas e tanques, o gelo das calotas polares e das galerias, assim como a água da atmosfera. Os oceanos e os mares contêm a maior parte de toda a água existente no planeta. Mas essa água é salgada, e, infelizmente não é apropriada para cozinhar, não pode ser bebida e nem usada diretamente na indústria ou na irrigação sem tratamentos específicos.
Um aspecto importante sobre a disponibilidade da água é que cerca de 60% da água doce de fácil acesso concentra-se somente em 9 países, enquanto que os demais países do globo precisam enfrentar níveis variados de escassez. Além disso, estima-se que apenas uma minoria das mais de 6 bilhões de pessoas distribuídas pelas mais diversas regiões da Terra, esteja consumindo a maior parte da água existente no planeta.
Com relação a disponibilidade de água, o Brasil é um