Os media nos conflitos do médio oriente
Joana Bandeira Costa
“Os Media nos conflitos do Médio Oriente”
ISCSP
Joana Bandeira Costa
“Os Media nos conflitos do Médio Oriente”
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Universidade Técnica de Lisboa Relações Internacionais
Joana Costa
210958
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Para a realização do trabalho individual da disciplina de Semiologia, escolhi o tema “Os Media nos conflitos do Médio Oriente”, de modo a mostrar de que maneira são representados as guerras que ocorrem nos países africanos e asiáticos. Escolhi este tema pois em Relações Internacionais interessa-me perceber o porquê das guerras que se criam entre países e grupos étnicos e religiosos. De todos os países presentes na sociedade internacional, decidi optar pelos Estados que compõe o Médio Oriente, uma vez que partilham de uma religião e politicas governamentais diferentes dos países ocidentais, mas semelhantes entre eles.
Assim, para a elaboração deste trabalho decidi recorrer à análise fílmica de dois recursos cinematográficos diferentes: uma série televisiva e uma longa-metragem. A série televisiva que optei por utilizar é “Homeland” (Segurança Nacional) e o filme “The Hurt Locker” (Estado de Guerra).
CONTEXTUALIZAÇÃO
CONTEXTUALIZAÇÃO
Com o 11 de Setembro em 2001, o mundo encontrou uma grande reviravolta e mudança nos problemas da agenda internacional. Os principais motivos deste ataque, por parte de Al Qaeda, foram: * A presença dos EUA na Arábia Saudita (operação Southern Watch, levaa a cabo com o objetivo de controlar o espaço aéreo, para garantir paz e segurança); * O apoio a Israel, por parte dos EUA; * Sanções contra o Iraque.
Aquilo que a sociedade internacional conhecia como preocupação, alterou-se no momento em que os aviões colidiram com as torres gémeas nos EUA, e apareceu uma nova forma de ameaça no mundo contemporâneo: o terrorismo. A agenda internacional estava a preparar-se para lidar com problemas a nível ambiental, guerras,