John locker
Quando ele diz que o estado é criado na base do consentimento e defende a ideia da superioridade da constitucionalidade onde o estado deve se limitar a proteger os direitos e garantias fundamentais.
Onde hoje se percebe que os direitos e garantias fundamentais presentes em nossa constituição são fortes e absolutos sendo protegidos como clausulas pétreas não sendo passivas a emendas ou mudanças. Ainda percebendo em sua visão coesa em paralelo aos dias de hoje ele diz que o poder não vem do governante e sim da lei e isso é tão forte e presente em nossa constituição onde ela diz em seu artigo 5º e inciso II : ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Locke ainda defende a ideia que o ser humano é livre, e por ter essa liberdade deve ter direitos como falados acima o estado tem que proteger o que é assegurado ao povo e cidadão que posteriormente veremos em sua definição entre ambas, mas que as 2 partes tem direitos.
Em sua visão nada arcaica, mas que é de suma importância para os tempos de hoje locke já via importância para o Estado em sua divisão de poderes que é exatamente o que temos hoje Executivo, legislativo, Judiciário que vivem como uma sinfonia de forma harmônica. Só que contrastando toda essa beleza externada em seus pensamentos que colidem com o arcabouço de nossa constituição o que se percebe é que existem leis que querem nascer de pensamentos obscuros tentando engolir oque é de direito e garantia do cidadão e ate mesmo sendo adversa aos pensamentos de locker quando se diz que é a lei que impera e não a vontade do governante sendo assim leis que procuram um espaço em nossas vidas que são exatamente a vontade de uma minoria elitizada na cúpula de um governo fazendo assim suas vontades pessoais surgirem em detrimento de um Ego satisfeito ou de interesses