Analise do filme ‘Anjos do Sol’ (Legemann Rudi, 2006) sob a semiótica das teorias da Escola de Frankfurt

1226 palavras 5 páginas
Analise do filme ‘Anjos do Sol’ (Legemann Rudi, 2006) sob a semiótica das teorias da Escola de Frankfurt1

Mayllon Oliveira2

A Escola de Frankfurt foi um movimento intelectual que aconteceu na Alemanha na primeira metade do século XX e tinha como pressuposto entender a sociedade baseada nas teorias de Freud e Marx e de outros filósofos, como os gregos clássicos, Hegel, Kant e Weber.
Fundada em 1920, sob o nome de Instituto para o Marxismo, tal instituto estudava o momento histórico do entre guerras e foi estimulado pelos regimes totalitários da Alemanha – nazista e capitalista, sob o poder do Hittler – e da URSS – stalinista e socialista sob o poder de Stalin.
O principal questionamento da escola era o porquê das barbáries no socialismo e no capitalismo, mesmo que os países tivessem alcançado um certo crescimento tecnológico e intelectual e, ainda, a passividade da maioria das pessoas quanto aos regimes. Para entender e responder esses questionamentos os estudiosos da Escola de Frankfurt – Adorno, Horkheimer, Benjamim e Marcuse – elaboraram a Teoria Critica da Sociedade, teoria essa que utiliza como resposta ao questionamento anterior, as teorias, objetiva da realidade de Marx; e as, de aspectos subjetivos sociais de Freud.
Além da Teoria critica da sociedade a escola cria o conceito de Industria Cultural, nessa teoria os estudiosos criticam a reprodutibilidade técnica da arte, e da mesma como apenas um objeto de consumo da sociedade massivamente alienada ao consumismo irrefletido dessa arte, arte essa que perde todo o seu caráter contestatório de outrora e, também, a sua áurea, o aqui e agora da peça.
Mediante a revolução cultura do XX e das mudanças ocorridas nas relações sociais foi percebido na arte uma forma de se conseguir lucros, a publicidade fez o papel de manipulação social para esse consumo devido à produção ser maior que as necessidades das pessoas, então houve uma criação de clientes para os produtos e não o contrario, a população torna-se

Relacionados