Criatividade e Inovação – Unidade 4 – Estratégias competitivas em mercados
A inovação e os mercados
Clusters: grupos de empresas que atuam num determinado setor. Exemplo: Vamos conside-rando-se o setor agrícola. Dentro desse setor, tem-se o cluster das empresas que atuam na produção de fertilizantes, o cluster das empresas que atuam na produção de máquinas agrícolas.
Portanto, é importante mencionar que, em termos mercadológicos, o fomento e o estímulo à inovação é um desafio que deve envolver órgãos financiadores de desenvolvimento, entidades governamentais, universidades, a iniciativa privada, setores organizados da sociedade civil e, ainda, individualmente cada profissional no exercício de sua cidadania. A inovação possui a intenção de gerar pesquisas visando à criação e renovação de produtos e serviços.
Um outro fator fundamental no contexto da inovação é que para que as inovações possuam aplicabilidade mercadológica, devem estar diretamente ligadas ao empreendedorismo. É a visão empreendedora de construir, apreciar e capitalizar uma oportunidade de transformação que poderá conceder sucesso à inovação.
Desta forma, o desafio dos órgãos de fomento é compatibilizar as inovações com o empreendedorismo para gerar tecnologias que se antecipem às demandas reais e potenciais do mercado e sejam propulsoras do desenvolvimento (MASSENA e RODRIGUES, 2006).
A inovação de produtos e processos
Tratando o tema inovação, é fundamental que seja feita uma diferenciação básica entre dois tipos de inovação: a inovação de produtos e a inovação de processos.
Inovação de Produto: a inovação no produto é aquela em que as características fundamentais (especificações técnicas, usos pretendidos, software ou outro componente intangível incorporado) diferem significativamente de todos os produtos previamente produzidos pela empresa.
A inovação de produto também pode se dar de forma progressiva ou complementar, por intermédio de um significativo aperfeiçoamento