Teoria Politica Moderna Trabalho 2
EDUCACIONAL
DE PLATÃO.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. CONCLUSÃO 9
4. BIBLIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos apresentar o olhar do filósofo Platão sobre a educação, como ele achava que deveria ser o sistema educacional (Paideia)1 para os estudantes ateniense, mostrando as principais ideais e a importância da educação para a construção de uma polis2 ideal.
Platão era filho de aristocratas, porém não se importava muito com a política, mas não significa que era distanciado dela, sendo o primeiro teórico da política. Ele defendia que filosofia era solução para todos os problemas de estados. Ao final do século VI a.C. iniciou-se a “era do ouro” na Grécia,nesse contexto destacou-se vários filósofos, um deles era o Platão.
Desde pequeno Platão recebeu uma educação clássica, sendo preparado para ser um grande filosofo, aos 20 anos começou a estudar com Sócrates, começando a criticar formação aristocrática que recebeu. Platão tenta achar uma resposta para os problemas do ético e político do seu tempo. Ele passou a desacreditar do sistema ateniense depois que seu mestre Sócrates foi condenado a morte pelas autoridades, pois sua forma de pensar estava incomodando. Defendia que os filósofos eram os únicos que continha a habilidade para governar, depois desse episódio passou longos anos de sua vida fazendo viagens, na qual adquiriu conhecimento para tornar-se um filosofo educador.
Para ele o grande problema era a política precária e a educação (Paideia) grega alem disso vê a carência da ciência, da virtude (Aretê)3 e a justiça falida como um mal que destrói as cidade. Platão defende que estudou a verdadeira filosofia tentando fazer como que os filósofos chegassem ao poder ou os governantes começassem a estudar a filosofia.
No livro a Republica4, Platão compara o mundo sensível com a alegoria da caverna, onde o homem se encontra em uma caverna acorrentado, em um