Teoria Piaget
Principal autor e o conceito da Teoria:
O principal autor dessa Teoria é Jean Piaget (1896 – 1980), nasceu em Neuchâteal, Suiça, e desde muito cedo teve destaque intelectual, demonstrou interesse pela natureza e pelas ciências. Piaget produziu uma extensa obra, procurando explicar o aparecimento de inovações, mudanças e transformações no percurso do desenvolvimento intelectual, assim como dos mecanismos responsáveis por estas informações. Por tais atributos sua teoria é classificada como construtivista.
Postura do professor e sua relação com o aluno
Para Piaget, a compreensão acerca da construção desse conhecimento na sala de aula sugere que deve ser construído de modo gradativo e não mediante a transmissão pura e simples pelo professor. Assim, a sala de aula passa a ser um laboratório de experimentação e cooperação. A construção do conhecimento (daí a expressão “construtivismo”), portanto, predispõe a criança à percepção, à observação e à experimentação através da manipulação dos objetos, levando em consideração seu estágio de desenvolvimento.
Visão pedagógica sobre a aprendizagem
A teoria de Piaget não é uma teoria de aprendizagem, e sim uma teoria de desenvolvimento mental. Não enfatiza o conceito de aprendizagem, mas menciona o termo “aumento do conhecimento”, analisando como isso ocorre: só há a aprendizagem (aumento de conhecimento) quando o esquema de assimilação sofre acomodação.
Formas de Avaliação:
A aprendizagem deve ser avaliada de acordo com as competências próprias de cada estágio de desenvolvimento, pois os mesmos revelam características que possibilitam o aprendizado dos alunos e ainda uma explicação dos mecanismos e dos processos que interferem na aquisição de conhecimentos novos.
Metodologia de ensino e aprendizagem
Esse método educacional, é no qual o trabalho de educar não se deve a limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno.