A importancia das relações humanas
Nos dias de hoje, todos os setores da vida exigem que as pessoas trabalhem em grupo. A divisão do trabalho cada vez maior torna o dia a dia da empresa mais dependente dos grupos, e dos indivíduos que os compõem.
Obviamente, como tudo o que envolve pessoas, os problemas de relacionamento aparecem, e uma boa comunicação e cooperação são fatores essenciais para a realização das relações humanas.
O professor Sebastião Vaz, que dá aulas sobre o tema, afirma que a matéria deveria fazer parte do Currículo normal das escolas: “Vemos tantos problemas de relacionamento que já vêm de anos, que às vezes nos deparamos com adultos totalmente incapazes de partilhar idéias e tarefas pelo simples ‘não saber’ de que modo se relacionar, e sim, isso pode ser aprendido”.
“Para se chegar à solução dos problemas de relações humanas, muitas vezes, é preciso fazer experiências, como ligar a produtividade à satisfação dos trabalhadores mudando o ambiente de trabalho e conhecendo cada indivíduo”, diz ele, continuando: “invariavelmente se chegará à conclusão de que os indivíduos não podem ser tratados isoladamente, mas sim como um grupo”.
Para o professor, o objetivo de cada individuo é o bem-estar, já o da empresa é a eficiência e isso acaba gerando conflitos. “É preciso, portanto, estabelecer um equilíbrio entre a produtividade e a satisfação dos trabalhadores, e isso é o dogma das relações humanas”, afirma Sebastião, que colocou o decálogo abaixo como os Dez Mandamentos das Relações Humanas.
Fale com as pessoas. Seja amável. Diga “bom dia” e sempre pergunte como está seu interlocutor. Seja positivo, pois não há nada tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente nos dias tão violentos quanto os que vivemos na atualidade.
Sorria para as pessoas. Usamos mais músculos faciais quando choramos do que quando sorrimos, mas o exercício de sorrir faz mais bem à saúde.
Chame as pessoas pelo nome. Evite o “ei você aí”.