Teoria organizacional
São características que definem como cada pessoa é através de padrões de comportamento.
Com base no Dossiê da Pet Glamour, identificamos os traços de personalidade de cada sócio e funcionário e da empresa e relacionamos na tabela acima.
A empresa está passando por diversos problemas, primeiramente os sócios não entram em acordo. Alba responsabiliza João pela queda no faturamento, e João por sua vez culpa Alba por não participar da parte administrativa.
A equipe do banho e tosa Anita, Lia e Éder, utilizam os produtos sem avisar para o gerente Rui, passando por cima de sua autoridade e sem respeitar a posição que ele ocupa, e se justificam afirmando que Alba, sócia da loja, sabe de tudo.
Rui está desmotivado, não consegue trabalhar direito a falta de cooperação de seus colegas de trabalho, ele não consegue exercer a autoridade que seu cargo exige, e acaba perdendo o controle do andamento da loja.
Éder se diz melhor que Anita e Lia por achar que seu trabalho é melhor que o delas sem ao menos perceber que um depende do outro e acaba deixando o ambiente de trabalho ruim.
Elaine e Leila, vendedoras da loja, talvez por falta de conhecimento do RH da empresa, acabam mostrando um comportamento irresponsável, chegando atrasadas e apresentando muitos atestados. Com a situação ruim da loja, elas acabam passando sem nenhuma advertência ou até mesmo um acompanhamento de uma equipe de RH, para saber o real motivo dessas pendências apresentadas.
Iara, veterinária da Pet Glamour, apesar de ser muito culta, não se relaciona com os demais funcionários, não se interessa pelos problemas que a empresa está passando, faz o seu trabalho todo dia e vai embora com a sensação de dever cumprido, sem parar para analisar, que na realidade no outro dia quando ela voltar os problemas vai continuar lá e a empresa vai estar cada dia pior.
Concluímos que a falta de comunicação é um dos principais fatores que levaram a empresa a atual situação.
A Pet Glamour