Teoria organizacional - max weber
R. Sim, os três tipos de autoridade(poder): Legal, Carísmática e Tradicional ainda são vistos nos dias de hoje, tanto na hierarquia formal quanto informal.
2 – Quais as principais disfunções da burocracia? Que estratégias os dirigentes das organizações podem programar para transformar as disfunções em aspectos positivos para as organizações, grupos, indivíduos e sociedade?
R. Disfunções da Burocracia
Para Weber, a burocracia é uma organização cujas conseqüências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. Todavia, ao estudar as conseqüências previstas (ou desejadas) da burocracia que a conduzem à máxima eficiência, notou também as conseqüências imprevistas (ou indesejadas) e que a levam à ineficiência e às imperfeições. A estas conseqüências imprevistas, deu-se o nome de disfunções da burocracia, para designar as anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos no assunto.
Características da Burocracia Disfunções da Burocracia
1. Caráter legal das normas
2. Caráter formal das comunicações
3. Divisão do trabalho
4. Impessoalidade no relacionamento
5. Hierarquização da autoridade
6. Rotinas e procedimentos
7. Competência técnica e mérito
8. Especialização da administração
9. Profissionalização 1. Internalização das normas
2. Excesso de formalismo e papelório
3. Resistência a mudanças
4. Despersonalização do relacionamento
5. Categorização o relacionamento
6. Superconformidade
7. Exibição de sinais de autoridade
8. Dificuldades com clientes
Previsibilidade do funcionamento Imprevisibilidade do funcionamento
As causas das disfunções da burocracia residem basicamente no fato de que a burocracia não leva em conta a chamada organização