Burocracia: um sistema administrativo.
RESUMO
A burocracia enquanto sistema administrativo. Enfoca a burocracia e sua teoria. Por meio dela a organização se torna eficiente. As características da burocracia determinam um comportamento pré-estabelecido, disciplina. As vantagens desse sistema é o controle sobre as rotinas administrativas. A desvantagem é a ênfase no comportamento formal.
Palavras-chaves: Max Weber - Teoria Burocrática. Burocracia – Características. Burocracia - Vantagens e Criticas.
1 INTRODUÇÃO
A burocracia surgiu na Europa, no século XX, paralela à criação da teoria administrativa e a administração cientifica, constituindo (as três) a Teoria Clássica. Surgiu da necessidade de uma abordagem mais completa sobre a organização, visto que, as demais teorias clássicas focavam somente as técnicas, esquecendo-se do comportamento humano. Como forma de organização, a burocracia é bastante antiga, porém somente com Max Weber ela é desenvolvida enquanto teoria. A seguir, analisaremos o enfoque que Weber deu a burocracia, suas características, vantagens, e também, desvantagens.
2 MAX WEBER E A TEORIA BUROCRÁTICA
O objetivo da adoção da teoria burocrática é propiciar um sistema administrativo capaz de expandir a produtividade. Por meio de suas características a burocracia busca formalizar o comportamento humano, a fim de proporcionar à organização uma racionalidade técnica, que tem como manifestações o aspecto profissional da administração (MOTTA, 2002, p. 138; SILVA, 2005, p. 159). Na sociedade industrial havia uma pessoalidade no tratamento entre participantes, clientes e públicos, isso acontecia por que não havia distinção entre a esfera familiar e a esfera do trabalho. A burocracia exige a separação dessas duas esferas, visando à impessoalidade, o tratamento igual entre as partes (LODI, 2003 p. 91; MOTTA, 2002, p. 138 -139). Segundo Lodi (2003) e Silva (2005), Max Weber