Modelo Burocrático e Estruturalista da Administração
Modelo Burocrático de Organização
Ideia central
Esse modelo consiste em um tipo de estrutura organizacional que surge na primeira metade do século XX, com o objetivo de alcançar a máxima eficiência através da racionalidade, ou seja, da escolha dos processos mais eficientes para se alcançar objetivos pretendidos. É também conhecido como modelo mecanistíco de organização, pois trata a organização como um sistema fechado e previsível.
É baseado em um conjunto de regras e regulamentos criados com o objetivo de permitir que a organização lide de maneira padronizada com os eventos organizacionais. Apresenta formato piramidal, com elevada centralização, pois as decisões são tomadas no topo da escala hierárquica.
1. Explique as origens da Teoria da Burocracia na Administração.
A Teoria da Burocracia na Administração foi desenvolvida com o propósito de um modelo organizacional em que fosse possível ter uma visão completa do comportamento dos colaboradores, com soluções pré-estabelecidas para o constante desenvolvimento da empresa. Os estudos de Max Weber, em a Sociologia da Burocracia, foi o que possibilitou que tais necessidades fossem atendidas.
2. Quando surgiu a Teoria da Burocracia na Administração?
A Teoria da Burocracia na Administração surgiu por volta de 1940, com o intuito de orientar o administrador de forma que seu trabalho fosse padronizado e organizado, e que possibilitasse alcançar sempre ao resultado previsto.
3. Explique as origens da burocracia na Antiguidade.
A Burocracia surgiu na Antiguidade a partir do momento em que o Estado obtinha o controle total do modo de produção Asiático 1. Tal que, os subordinados exerciam os esforços necessários para que gerassem os resultados esperados pelo Estado.
4. Explique o conceito de racionalidade na burocracia.
Weber conceitoou que a racionalidade