teoria clássica da administração
Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno. Uma das contribuições da teoria criada e divulgada por ele foi o desenvolvimento da abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada através de uma Teoria Geral da Administração.
Outra contribuição da teoria de Fayol é a identificação das principais funções da Humanidade que são: Planejar Organizar Controlar Coordenar Comandar. Que foram reestruturadas e reformuladas e hoje são: planejar, organizar, dirigir (liderar), controlar.
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem das empresas em que alguns possuem utilidades nas empresas contemporâneas. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.
Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores, que os analisando dessa forma as empresas puderam a partir de alguns erros de Fayol como este visualizar as necessidades de cada componente organizacional tanto matérias quanto os humanos. Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se:
Ênfase na prática da administração;
Reafirmação relativa das proposições clássicas;
Ênfase nos princípios gerais de gestão;
Ênfase nos objetivos e resultados.
Concluímos que Fayol nos deixou como legado a