Fichamento Por Cita O Burocracia
Bibliografia:
BOBBIO, N. Dicionário de política. Brasília: UNB, 1994.
“O termo burocracia foi empregado, pela primeira vez, na metade do século XVIII, por um economista fisiocrático, Vincent de Gournay, para designar o poder do corpo de funcionários e empregados da administração estatal, incubido de funções especializadas sob a monarquia absoluta e dependente do soberano.” (p. 124)
“ Este uso do termo é também aquele que normalmente se institucionalizou na linguagem comum e chegou aos nossos dias para indicar criticamente a proliferação de de normas e regulamentos, o ritualismo, a falta de iniciativa, o desperdício de recursos, em suma, a ineficiência das grandes organizações públicas e privadas.” (p. 124)
“Na tradição marxista, então; os conceitos de burocracia, burocratismo e burocratização especialmente usados para indicar a progressiva rigidez do aparelho do partido e do Estado em prejuízo das exigências da democracia de base.” (p. 124)
“Por esta tradição técnico-jurídica, o conceito de Burocracia designa uma teoria e uma praxe da pública administração que é considerada a mais eficiente possível”. (p. 124)
“Recentemente um autor identificou até sete conceitos modernos de burocracia (Abrow, 1970, pp.113-43) e perante esta ambigüidade do termo alguns estudiosos se questionaram se não seria mais oportuno considerar o vocábulo Burocracia como um exemplo das incertas formulações das ciências sociais primitivas e eliminá-lo do léxico científico moderno”. (p. 124- 125)
Weber define a democracia a partir da análise dos tipos de domínio, que fundamentalmente são o aparelho administrativo e a legitimidade. O autor exagera características da realidade, na perspectiva de criar um conceito claro de burocracia, capaz de auxiliar como ponto de partida para análise empíricas de casos concretos, e abordar aspectos administrativos de períodos históricos.
“Os dois elementos essenciais desta tipologia são a