Projetos prontos em leitura e poesia
Escola municipal Professor Paulo Freire.
Título do Projeto: Resgatando o prazer de ler e escrever através da arte e do lúdico. Justificativa:
Através deste projeto pretendemos despertar em nossos alunos o prazer de ler e escrever, proporcionando-lhes atividades lúdicas e prazerosas.
Este projeto envolverá a arte, a dança e o mundo mágico dos contos e lendas da nossa região, onde oportunizaremos aos alunos momentos em que eles poderão expressar-se artisticamente através de dramatização e teatro utilizando-se dos contos e lendas da região.
Logo, estes momentos possibilitarão a descoberta de novos talentos como escritores, atores, dançarinos, além de desenvolver e potencializar nas crianças os dons artísticos e o gosto pela literatura. Fundamentação Teórica:
Despertar no aluno o prazer de ler e de escrever é um grande desafio do professor, da escola e de toda a Comunidade escolar, que para isso deve dá condições favoráveis para a realização da leitura e da escrita, não se tratam só de recursos de materiais pedagógicos, ou de espaço físico para implantação de biblioteca com diversificação de livros, revistas, e outros materiais impressos para leitura. Tudo isso é de extrema relevância, mas o professor juntamente com a escola também precisam se planejar de forma responsável e por em ação projetos que envolvam a leitura e a escrita de forma lúdica e prazerosa que possam atrair a atenção das crianças de forma motivadora.
“Desenvolver ambiente estimulante para aprendizagem é uma das responsabilidades primordiais do professor. Este precisa aceitar experiências passadas que os jovens trazem à situação de aprendizagem e depois fornecer material, acontecimentos e circunstâncias que possam ter relação com elas. Pode oferecer o apelo sensório que dá qualidade à aprendizagem e pode abrir os numerosos caminhos diferentes através dos quais se adquire conhecimento e se modifica o comportamento. O