Modelo buracratico da organização
Modelo Burocrático de Organização
ORIGENS DA BUROCRACIA
A burocracia se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência. As origens da burocracia - como forma de organização humana - remontam à época da Antigüidade. Weber salienta que um sistema moderno de produção, racional e capitalista, não se originou das mudanças tecnológicas nem das relações de propriedade, mas de um novo conjunto de normas sociais morais, às quais denominou " ética protestante" , o trabalho duro e árduo como dádiva de Deus, a poupança e ascetismo que proporcionaram a reaplicação das rendas excedentes, em vez dos seu dispêndio e consumo em símbolos materiais e improdutivos de vaidade e prestígio.
TIPOS DE SOCIEDADE
Sociedade tradicional. Sociedade carismática. Sociedade legal, racional ou burocrática.
TIPOS DE AUTORIDADE
A cada tipo de sociedade corresponde, para Weber, um tipo de autoridade. A autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. Poder implica potencial para exercer influência sobre as outras pessoas. A autoridade proporciona o poder: Ter autoridade é ter poder, o poder conduz a dominação.
Dominação significa que a vontade manifesta do dominador influencia a conduta dos outros de tal forma que o conteúdo da ordem, por si mesma, se transforma em norma de conduta, para os subordinados. Weber estabeleceu uma tipologia de autoridade, baseando-se nas fontes e tipos de legitimidade aplicados.
A dominação requer um aparato administrativo, quando exercida sobre um grande número de pessoas e um vasto território, ou seja, um pessoal administrativo para executar as ordens e servir como ponto de ligação entre o governo e governados. Para Mouzelis, a legitimação e o aparato administrativo constituem os dois critérios para a tipologia weberiana.
Autoridade Tradicional
Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas,