Modelos de ADM
Cristiane Alperstedt
Unidade 5: Teoria da Burocracia e
Teoria Estruturalista
Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista
Objetivos da unidade Apresentar a Teoria da Burocracia. Apresentar a Teoria Estruturalista. Traçar paralelos com a realidade organizacional atual.
Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista
A Teoria da Burocracia se desenvolveu de maneira independente da Administração Científica, embora os períodos em que ocorreram sejam muito próximos.
A Administração Científica imprimiu um enfoque científico e técnico, sobretudo em razão da formação em Engenharia de Frederick W. Taylor. Já a Burocracia foi marcada por um enfoque sociológico, em razão da formação em Sociologia de seu principal representante, Max Weber.
Linha do tempo
Abordagens
Clássicas
Teoria Neoclássica
Teoria da
Burocracia
Teoria
Estruturalista
Relações Humanas
Teoria
Comportamental
Abordagem
Sistêmica
Década 1910
Década 1930
Década 1950
Década 1960
69
A Teoria da Burocracia propõe uma forma de organização das atividades humanas baseada em papéis e documentos processados em sequência entre as unidades de uma estrutura organizacional.
Embora se possa julgar, à primeira vista, que a burocracia é encontrada apenas em organizações públicas, ela está presente em várias organizações com diferentes objetivos e características: organizações comerciais, industriais, militares, educacionais, religiosas, entre outras.
Embora a forma de organização burocrática seja antiga, ela apenas foi formalizada como uma teoria efetiva quando os estudos de Max Weber, devotado à Sociologia, à Ciência Política e ao Direito ganharam reconhecimento.
Max Weber nasceu em Erfurt, Alemanha, em 1864. Formou-se em Direito, atuou como professor de Economia Política e contava com sólida formação em História, Literatura, Psicologia, Teologia e Filosofia. Quando faleceu, em 1920, seus estudos estavam em estado caótico e foram