Teoria objetiva e subjetiva do valor e teoria marxista do valor
SUMÁRIO...................................................................................................................01 Introdução...........................................................................................................02
1. Teoria Subjetiva do Valor.........................................................................05
2. Teoria Objetiva do Valor...........................................................................07
3. Teoria Marxista do Valor-Trabalho.....................................................09
Conclusão............................................................................................................10
Referências Bibliográficas..........................................................................11
INTRODUÇÃO
A atividade econômica do homem está na dependência constante do mundo exterior. Para satisfazer as suas necessidades o indivíduo precisa de toda uma série de bens materiais disponível no mundo externo. No entanto estes bens necessários não estão disponíveis de forma fácil e em quantidade suficiente. É necessário localizá-los, selecioná-los e transformá-los. Todos os bens naturais dependem de um processo econômico para a sua transformação em bens efetivamente aptos para o consumo. (GASTALDI, Elementos de Economia Política, p. 82).
Os bens são as coisas úteis (riquezas e serviços) que podem satisfazer as necessidades do homem e são naturalmente limitados.
“Existe, por regra geral, certa escassez de bens. Essa escassez está sujeita a suas circunstâncias: por um lado, deve ser disponível em quantidade limitada de qualquer forma e, por outro, deve ser utilizável, com proveito para a satisfação das necessidades do homem, uma quantidade que exceda a disponível. A escassez econômica, assim, seria uma idéia completamente relativa, somente existindo em função das necessidades humanas.” (CASSEL, Economía, p.11).
O valor de cada bem é representado pela utilidade contida nesse mesmo