Economia
VIVIANE KAMILA
TEORIA OBJETIVA DO VALOR OU DO VALOR TRABALHO
TEORIA SUBJETIVA DO VALOR
TEORIA MARXISTA DO VALOR TRABALHO
POUSO ALEGRE – MG
2012
SUMARIO
1 - INTRODUÇÃO 3
2 - DESENVOLVIMENTO 4 2.1 - Teoria objetiva do Valor Trabalho 4
2.2 - Teoria Subjetiva do Valor 5 2.3 - Teoria Marxista do Valor Trabalho 5
3 - CONCLUSÃO 6
4 - BIBLIOGRAFIA 7
1. INTRODUÇÃO
A economia esta presente em cada ação individual e em cada aspecto da vida, uma ciência dedicada a satisfazer necessidades administrando recursos escassos, ou seja, a atividade econômica é aquela aplicada na escolha de recursos para o atendimento das necessidades humanas e sua influência vem crescendo constantemente em toda sociedade. Para compreendermos a constante dependência do homem a este novo aspecto de vida, é necessário entendermos como os bens influenciam a vida das pessoas, uma vez que estes nos permite a satisfação de nossas necessidades atendidas.
Conhecer a fundo esta condição tem sido o desafio de muitos economistas ao longo do tempo, pois discussões sobre a economia na sociedade vêm desde os ensinamentos Aristotélicos, na Antiguidade, onde sua sistematização sobre a origem do valor estava diretamente ligada à necessidade, Aristóteles já fazia a distinção entre o valor de uso e valor de troca.
Segundo Marx o trabalho tem um duplo caráter, um representado pela capacidade comum a todos os homens de agir sobre a natureza e outro representado pela habilidade de lhe dar nova forma. Ao trabalho despido de qualquer natureza específica ele chamou de trabalho abstrato e ao seu produto chamou valor. São três as teorias sobre o valor apresentadas neste trabalho, a Teoria Objetiva do Valor, a Teoria Subjetiva do Valor e a Teoria da Mais Valia, onde teremos duas relações, a relação dos homens com outros homens, as relações sociais, de onde o resultado desta relação, o fruto, determinará o valor, e a relação dos homens com as coisas, onde o