Conceitos de sociologia
Ação de alienar: alienação de uma propriedade.
Perda da razão, loucura: alienação mental.
Estado da pessoa que, tendo sido educada em condições sociais determinadas, se submete cegamente aos valores e instituições dadas, perdendo assim a consciência de seus verdadeiros problemas.
Alienação a título gratuito, doação.
Aceitação da condição objetiva dada tomada como intransponível por falta de empenho, motivação, conhecimento, capacidade... Da subjetividade humana.
Produção
Economia política. Primeiro estágio em uma série de processos econômicos que levam bens e serviços às pessoas. Os outros estágios são a distribuição e o consumo. Por exemplo, os produtores de pão são as pessoas que plantam o trigo, as que fazem à farinha e as que assam o pão. Vendedores e entregadores são os distribuidores. Os consumidores são os que compram e comem o pão.
A remuneração do capitalista, conseqüência de uma espoliação dos trabalhadores assalariados.
Se a força de trabalho se apresenta como mercadoria na sociedade em que os trabalhadores foram repassados dos meios de produção quem compra essa força está em condições de extrair dela mais do se pagou. (mais valia extraída pelo capital frente ao trabalho)
É Obtida pela exploração do trabalhador. O capitalista contrata o operário para trabalhar num certo período de hora a fim de alcançar determinada produtividade. Mas, o trabalhador estando disponível todo o tempo pode produzir o excedente que foi calculado. E otrabalho excedente não é pago ao operário, ficando assim como lucro ao capitalista.
Proletariado
A classe dos proletários. É o trabalhador urbano ou rural que não é detentor dos meios de produção e tem como única mercadoria de venda sua força de trabalho.
Força de trabalho
Toda causa capaz de agir, de produzir um efeito: a água, o ar etc. são forças naturais. Atividade física ou intelectual que visa a algum objetivo; labor, ocupação. O produto dessa atividade; obra. Esforço Ação humana