Teorias do valor
Será tratado nesse trabalho as teorias relacionadas ao valor; teoria objetiva, subjetiva e Maxista do valor. A teoria objetiva tem inicio com Adam Smith onde ele procura estabelecer normas para que um produto tenha valor, nesta teoria o ponto principal para que o produto tenha valor vem do fato de que este produto precisa ser fruto do trabalho humano, e o trabalho empregado para a criação deste produto é que definiria o seu preço. Já na teoria Subjetiva o trabalho não é visto como o ponto principal e sim a necessidade de se obter tal produto. Na teoria marxista os trabalhadores não recebem o valor correspondente a seu trabalho, mas só o necessário para sua sobrevivência, nasce assim o conceito da mais-valia, diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção, mas o ponto principal é a critica ao capitalismo que Karl Marx faz.
1
1 - TEORIA OBJETIVA DO VALOR
Em uma sociedade na qual os investimentos de capital e os recursos de terra se tornam importantes, os bens serão normalmente trocados por outros bens, por dinheiro ou por trabalho a um preço suficientemente alto para cobrir os salários, os alugueis e os lucros. No pensamento de Adam Smith o valor do produto seria influenciado por esses três fatores: o salário dos funcionarios, os alugueis (de maquinario e ferramentas para a produção) e o lucro.
(...) os bens contêm uma certa quantidade de trabalho que permutamos por aquilo que, na ocasião, supomos conter o valor de uma quantidade igual. O trabalho foi o primeiro preço, o dinheiro de compra original que foi pago por todas as coisas. Não foi por ouro nem por prata, mas pelo trabalho que foi originalmente comprada toda a riqueza do mundo; e o valor dessa riqueza, para aqueles que a possuem e desejam trocá-la por novos produtos, é exatamente igual à quantidade de trabalho que essa riqueza lhes dá condições de comprar ou comandar . (Smith, 1988, p. 36)
A teoria do valor-trabalho é o