Economia inglesa
A economia da Inglaterra é uma das maiores do mundo. Ela segue o modelo econômico anglo-saxão. A economia da Inglaterra é a maior das quatro economias do Reino Unido, com 100 das 500 maiores empresas da Europa, com sede em Londres. Como parte do Reino Unido, Inglaterra, é um centro importante da economia mundial. Um dos países mais altamente industrializados, a Inglaterra é um líder na indústria química e farmacêutica e nos setores e indústrias técnicos chaves, especialmente aeroespacial, a indústria de armamento e ao lado da produção da indústria de software.
Londres exporta principalmente produtos manufaturados e importa materiais como petróleo, chá, lã, açúcar em bruto, madeira, manteiga, metais e carne. Inglaterra exportou mais de 30.000 toneladas de carne bovina no ano passado, no valor de cerca de £ 75.000.000, sendo a França, Itália, Grécia, Holanda, Bélgica e Espanha, os principais importadores de carne da Inglaterra.
O banco central do Reino Unido, que define as taxas de juros e executa a política monetária, é o Banco da Inglaterra, em Londres. Londres é também lar da London Stock Exchange, a principal bolsa de valores do Reino Unido e um dos maiores da Europa. Londres é um dos líderes internacionais em finanças e, o maior centro financeiro da Europa.
A Indústria pesada tradicional vem diminuindo drasticamente na Inglaterra nas últimas décadas, assim como têm diminuído no Reino Unido como um todo. Ao mesmo tempo, a indústria de serviços têm crescido em importância. Por exemplo, o turismo é a sexta maior indústria do Reino Unido, contribuindo com 76 bilhões de libras para a economia. Emprega 1,800,000 equivalente a tempo integral /pessoas, 6,1% da população ativa (dados de 2002). O maior centro de turismo é Londres, que atrai milhões de turistas internacionais a cada ano.
MOEDA
A moeda oficial da Inglaterra é a libra esterlina (também conhecida como a libra britânica ou libras).
A Libra Esterlina (Pound) é simbolizada pelo caráter (£).