Teorias do valor - economia
Nosso trabalho objetiva salientar a evolução das Teorias do Valor apresentados pelos estudiosos da escola Clássica e Neoclássica da economia. Estudaremos, portanto as teorias de Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx, dentre outras e ainda a Teoria Subjetiva do Valor, com a perspectiva da elucidação dos principais pontos destes tópicos. Trata-se, portanto de um estudo bibliográfico onde procuraremos atingir resultados ofertados pelo docente.
1. Teoria Objetiva do Valor
A Teoria objetiva do valor ou teoria valor trabalho é uma teoria econômica associado à primeira escola moderna de pensamento econômico. Os principais economistas a tratar da Teoria objetiva são Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx.
A idéia central de toda teoria consiste em aceitar que o valor de um produto (bem econômico) é determinado pela quantidade de trabalho necessário para produzi-lo. De inicio abordaremos as teorias propostas por Adam Smith e em seguida os trabalhos de David Ricardo que vieram com a finalidade de complementação de Smith, em seguida abordaremos os estudos de Karl Marx, considerado um dos maiores teóricos do valor – trabalho.
1.1 Adam Smith (1723-1790)
Professor e filósofo escocês, nascido nas proximidades de Kirkcaldy, onde foi batizado, conhecido como fundador da economia liberal clássica. Estudou em Glasgow, filosofia na Universidade de Edimburgo e no Balliol College de Oxford (...) Sua obra principal, An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations (1776), obra que teve importância fundamental para o nascimento da economia política liberal e para o progresso de toda a teoria econômica. Pregava a não-intervenção do Estado na economia e um Estado limitado às funções de guardião da segurança pública, mantenedor da ordem e garantia da propriedade privada. Defendia a liberdade contratual, pela quais patrões e empregados seriam livres para negociar os contratos de trabalho (...) É