Teoria Neoclássica
felipe weigel
Orientador: pROF. jEFERSON cUNHA
canoas
1ºSEMESTRE/2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Teoria Neoclássica da Administração e seus principais pontos, através de uma pesquisa elaborada com intuito de satisfazer curiosidades sobre a teoria, abrangendo de forma sucinta o conteúdo e descrevendo-o de uma maneira de fácil compreensão.
Em sequencia serão abordados tópicos sobre o assunto em questão, a história e as principais características da Teoria Neoclássica, a função do administrador, centralização e descentralização, departamentalização, APO, os tipos de organizações, explicando cada um dos tópicos segundo os pensamentos de Idalberto Chiavenato.
2. CARACTERÍSTICAS
Ênfase na prática da Administração- enfatiza os aspectos instrumentais / ação administrativa.
Reafirmação de postulados clássicos- (estrutura, autoridade, responsabilidade, departamentalização).
Ênfase nos objetivos e resultados- Ecletismo - absorve o conteúdo de outras teorias.
Administração como Técnica Social ou coordenação de atividades grupais ou trabalho em equipe.
Para os neoclássicos, a “Administração consiste em planejar, orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum”. E o bom administrador é, naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis.
3. FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR
Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. Administração é basicamente a coordenação de atividades grupais.
A) Planejar: definir missão, formular objetos, definir planos a serem alcançados, programas atividades.
B) Organizar: dividir o trabalho, agrupar atividades em órgãos ou