Teoria neoclassica
Ana Paula Torquato
Antonio Santana
Blenda Ramos
Luana Miranda
Roberta Rios
Suellen Cristiny
TEORIA NEOCLÁSSICA
Belo Horizonte
2012
Ana Paula Torquato
Antonio Santana
Blenda Ramos
Luana Miranda
Roberta Rios
Suellen Cristiny
TEORIA NEOCLÁSSICA
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Administração da Faculdade de Promove como requisito parcial à obtenção de crédito na disciplina de Teoria da Administração.
Profa .:Aline Souza.
Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Aspectos Administrativos comuns às organizações 4 2.2 Fundamentos da administração Neoclássica 4 2.3 Cronologia da Teoria Neoclássica: 5 2.4 Diferenças entre as teorias Científicas 5 2.5 Principais Características da Teoria Neoclássica 5 2.5.1 Ênfase na prática da administração 5 2.5.2 Reafirmação dos postulados clássicos 6 2.5.3 Ênfase nos princípios gerais da administração 6 2.5.4 Ênfase nos objetivos e resultados 8 2.5.5 Ecletismo nos conceitos 11 2.5.6 Ênfase na departamentalização 13
3 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
1 INTRODUÇÃO
Todas as teorias administrativas nasceram da Teoria Clássica, seja ela utilizada como um ponto de partida ou apenas como uma crítica para se criar uma posição diferente.
A Teoria Neoclássica, nada mais é que a Teoria Clássica atualizada e redimensionada aos problemas administrativos e ao tamanho das organizações, agregada as outras teorias que vieram posteriormente.
Diante do cenário da época, observa-se um crescimento gradativo e constante das corporações e das tecnologias no processo de produção, resultando em novas contratações e consequentemente cada vez mais desafios. O modelo clássico então passou a se apresentar simples demais ao apenas