teoria motivacional
Técnico em Segurança do Trabalho
Rafaela T. R. CatariAdriano F. Silva
Americana
2014
FAM – Faculdade de Americana
Psicologia
Teorias motivacionais – Teorias das Expectativas
Trabalho de conclusão de trimestre do curso de Técnico de Segurança do Trabalho de Psicologia.
Orientador: Graziela de Souza
Americana
2014
Introdução
Este trabalho tem por objetivo descrever as principais teorias da motivação e da expectativa. E sua relação entre o trabalhador e o trabalho em si. Mostra o estudo dos fatores que influenciam o comportamento das pessoas em busca do prazer ou da satisfação, sejam eles ganho material, reconhecimento social e a realização pessoal.
E como estes conhecimentos podem ser utilizados por gestores.
Teorias motivacionais
A palavra motivação pode ter vários significados, um deles é: a movimentação humana em busca de algo.
Desde a segunda metade do séc.20, as teorias motivacionais são estudadas, e visam entender e melhorar a qualidade de vida dos profissionais, já que a motivação é responsável pelo sucesso profissional.
Frederick Herzberg desenvolveu a teoria de dois fatores:
Higiênicos que estão relacionados com o ambiente em que o trabalhador atua e as condições de trabalho, segundo ele este fator é importante para evitar a insatisfação.
E os fatores motivacionais, que dizem respeito ao funcionário e não a empresa; tais como seu crescimento profissional, seu desenvolvimento e seu aprimoramento de habilidades, a responsabilidade de seu cargo e o reconhecimento de seu trabalho.
Segundo Abraham Maslow a motivação está ligada as necessidades humanas, divididas em necessidades fisiológicas, as necessidades de segurança, as necessidades de realização pessoal. Todos em forma de pirâmide de acordo com a prioridade, e cada vez que um desejo é atingido o individuo almeja algo maior.
David Mcclelland há três necessidades básicas: realização, associação e poder; ele acredita que essas necessidades são desenvolvidas