facul
R= É um trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método cientifico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se cientifico o artigo foi submetido a um exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a previsão e a previsão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.
2) Como fazer um artigo científico?
R: Escrito com clareza, precisão e fluência de tal forma que o leitor se sinta interessado em sua leitura, e seja capaz de entender o seu conteúdo facilmente. O artigo deve apresentar adequadamente os objetivos, a metodologia utilizada e os resultados.
3) Quais os itens que devem estar presentes em um artigo científico?
R: Os itens do trabalho científico são descritos e colocados de forma objetiva os respectivos conteúdos.
O Título, a maior arma para seduzir o leitor, deve ser curto e informativo. A Introdução visa situar o leitor, mostrando, de modo objetivo e conciso, a relevância do estudo.
O objetivo deve ser colocado ao final da Introdução como a pergunta base do trabalho.
Em Métodos, foi reforçada a caracterização dos tipos mais utilizados de amostras em trabalho científico na área médica e discutida a descrição dos procedimentos. As diferentes maneiras de se expor os resultados e as preferências de acordo com o uso de tabela, tipos de gráficos são analisados. A lógica da discussão, respeitando a seqüência dos itens do trabalho e as comparações dos resultados com a literatura são descritos.
O Resumo privilegiando a forma estruturada e a referências com sua posição no texto também é analisado.
4) Porque se faz um artigo científico?
R: Divulgar sua descoberta para a comunidade acadêmica. Podemos reparar que a redação do artigo científico não é, e não deve ser, o propósito da pesquisa. O artigo é meramente a etapa final de um longo processo que se iniciou com a elaboração das hipóteses do