TEORIA MATEMATICA DA COMUNICAÇÃO
QUER POSTERIORMENTE VEIO A SER CONSIDERADA UMA TEORIA DA COMUNICAÇÃO.
CLAUDE SHANNON E WARREN WEAVER, ERAM ENGENHEIROS E TRABALHAVAM PARA UMA COMPANHIA TELEFONICA. NA INTENÇÃO DE APRIMORAR OS SERVIÇOS DA EMPRESA ELES, ELABORARAM UMA MODELO DE COMUNICAÇÃO QUE FICOU DA SEGUINTE MANEIRA:
FONTE - TRANSMISSOR - CANAL - RECEPTOR - DESTINO
PARA ELES A COMUNICAÇÃO PERFEITA, SERIA AQUELA QUE TRANSMITISSE O MAIOR NUMERO DE INFORMAÇÕES, NO MENOR ESPAÇO DE TEMPO E SEM RUÍDOS.
NA INTENÇÃO DE ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS, ESTES ENGENHEIROS COLOCARAM SEUS ESFORÇOS NO APRIMORAMENTO DO CANAL, QUE PARA ELES, ESTE ERA O PRINCIPAL ELEMENTO NO PROCESSO COMUNICATIVO E TAMBÉM POR QUE ERA DEVE QUE ACONTECIA O RUÍDO. ELES CONSIDERAM O RUÍDO, COMO O MAIOR PROBLEMA NO PROCESSO COMUNICATIVO, ATÉ POR QUE ELES TRABALHAVAM COM TELEFONIA, QUEM NÃO DETESTA AQUELAS LIGAÇÕES QUE OS RUÍDOS NÃO DEIXAM VOCÊ ENTENDER A MENSAGEM?!
RUÍDO É ALGO QUER É ACRESCENTADO AO SINAL ENTRE A TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO, QUE NÃO É PRETENDIDO PELA FONTE.
ACABOU QUE TODO ESTE ESFORÇO PARA APRIMORAR ESTE SERVIÇO DE TELEFONIA PUBLICA SE TORNOU UMA DAS MAIS CLÁSSICAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO.
CLAUDE SHAMANN, MATEMÁTICO E ENGENHEIRO NORTE-AMERICANO, CRIOU O SISTEMA GERAL DE COMUNICAÇÃO, DELINEANDO UMA COMUNICAÇÃO COMPOSTA POR COMPONENTES ESPECÍFICOS, QUE CONSISTE EM:
FONTE – ORIGEM DA INFORMAÇÃO
MENSAGEM – O CONTEÚDO DA INFORMAÇÃO
CODIFICADOR – TRANSFORMA A INFORMAÇÃO EM CODIGOS
CANAL – MEIO QUE TRANSPORTA OS CÓDIGOS
DECODIFICADOR (QUE SERIA O RECEPTOR) – TRANSFORMA OS CÓDIGOS RECEBIDOS EM INFORMAÇÃO
DESTINATÁRIO – DESTINADO A RECEBER A MENSAGEM E TRANSMITIR
ESTA TEORIA PROPÕE EM EXPLICAR AS MODALIDADES DE TRANSFERÊNCIA ENTRE O EMISSOR E O RECEPTOR.
DE FATO A TEORIA FOI CRIADA PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS DE QUESTÕES TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO, ELABORADA POR DOIS ENGENHEIROS E MATEMÁTICOS: SHANNON E WEAVER (1949).
SEGUNDO SHANNON, O