Teoria maslow
Pirâmide de Maslow
Fonte: Mapa do Crime
Para explicar como funciona a Teoria de Maslow, decidimos ilustra-la com um exemplo:
Existe um homem, que se chama Fernando. É um pedinte, passa fome, vive numa zona periférica da cidade e a sua casa é suportada por 4 paus de madeira coberta de lona. Neste caso, o Fernando situa-se no 1º nível das necessidades da pirâmide de Maslow, Fisiológicas.
Ele é um amor de pessoa e conhece muita gente na cidade, existe uma que o ajuda. Dá-lhe trabalho, disponibiliza a cave da sua empresa para ele ter melhores condições que as que tinha. Incentiva-o e consegue colocá-lo a tirar o 9º ano através das novas oportunidades. Com muito trabalho e esforço da sua parte termina o curso. A partir de agora tem maior facilidade em comunicar. Consegue deste modo, um cargo melhor no trabalho e aos fins-de-semana arranja um trabalho extra, para poder ganhar mais dinheiro. Neste momento encontra-se no 2ºnível, Segurança.
Agora já não está desempregado, vai ao médico e consegue uma casa para ele com uma renda baixa, já não quer voltar a sofrer como antes e começou a ter ambição. Vê os seus colegas com melhores condições e decide ir tirar um curso profissional com equivalência ao 12º ano, é bem sucedido. Torna-se técnico e abre uma empresa de contabilidade, tem sucesso, tira um rendimento maior, compra um carro usado, faz amizades novas, conhece uma boa rapariga e casam. Passa agora para o 3º nível das necessidades, Social.
Agora é que não quer mesmo voltar à vida que tinha. Entusiasma-se e vai para a universidade, conclui o 3º nível. Ganha o cargo de gerente numa grande empresa, agora ele quer ser reconhecido pelos outros, estando agora no 4º nível, Estima. Com o seu novo rendimento compra um carro novo, apartamento, faz viagens é respeitado, reconhecido, admirado, tem boa aparência e quer mais na vida. Faz pós-graduação, estuda outras línguas, torna-se poliglota e entra no 5º nível da pirâmide de Maslow,