Teoria Marxista
O Socialismo Marxista
“ PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES UNI-VOS”
História de Portugal
A era da Revolução Industrial provocou o aparecimento e a consolidação da classe operária ou seja, o proletariado. Nessa altura a classe operária, era normalmente pessoas com elevado número de filhos que trabalhavam demasiadas horas diárias, em ambientes poluídos e ruidosos, sem direito a descanso semanal, nem subsídios muito menos o direito a greve. Desta forma, estes trabalhadores não conseguiam ter boas condições de vida, logo as suas famílias também não as tinham.
Todas estas realidades levaram a um grande descontentamento do operariado – pauperismo – levando á união destes e formando os primeiros sindicatos. Estes sindicatos tunham com principal objetivo proteger os interesses dos seus trabalhadores. Defendiam o direito a greve um horário de trabalho e um dia de descanso semanal, subsídios de desemprego, doença, acidente e velhice. O direito a negociação dos seus contratos de trabalho e a regularização do trabalho infantil e feminino pois, nessa altura o homem era beneficiado pois, apesar de trabalhar tanto com uma mulher ou criança este tinha o direito de receber mais.
Este movimento sindical iniciou-se em Inglaterra, sendo progressivamente alcançado em vários países Europeus.
Paralelamente ao movimento sindical, alguns pensadores surgiram com novas proposta. Desses pensadores destacaram-se Karls Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), formando o socialismo marxista.
O principal objetivo destes doutrinistas era unir os proletariados para estes derrubarem a alta Burguesia e conquistarem o poder político, económico e financeiro. Desta forma, conseguiriam acabar com as desigualdades sociais para que o trabalho contribuísse para o bem-estar de todos e não para o bem-estar de uma minoria. Defendiam que fábricas e equipamentos seriam propriedades de todos.
Nessa altura foram feitas greves que por vezes