cenas fixes
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, e recomendado pelo professor da mesma. Com este trabalho era pretendido aprofundar os meus conhecimentos sobre o assunto tratado, as Panateneias, através da pesquisa sobre o mesmo e transmitir esses mesmos conhecimentos de forma clara e sucinta em formato escrito com a finalidade de ser entregue, e avaliado pelo professor da disciplina. Este trabalho foi organizado em tópicos, anteriormente apresentados no índice, facilitando assim a leitura e a compreensão do leitor. Nos respetivos tópicos são abordados alguns temas como quem é Atena, a deusa padroeira da festa abordada, tudo em torno da festividade das Panateneias é explicado, usando termos próprios e referindo o que acontecia em cada um dos dias em que essa festividade se realizava, e temos também algumas curiosidades acerca de algumas das atividades realizadas, como torneios hípicos e provas de atletismo. Este trabalho foi realizado com recurso a pesquisa na internet e também no livro da disciplina.
Introdução à deusa padroeira da festividade: Atena
Atena, também conhecida como Palas Atena é, na mitologia grega, a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olímpicos, Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga.
A versão mais corrente de seu mito a dá como filha de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares, deus da guerra selvagem, que ao contrário de Atenas, conhecedora de táticas, artes da estratégia e dotada de uma sabedoria imensa, era impulsivo, descontrolado e violento, lhe fazia páreo.
Foi padroeira de várias cidades mas tornou-se mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a Ática, onde lhe eram dirigidas várias festividades, entre elas, a que vou neste trabalho desenvolver, as