Globalização
O que é Globalização - Conceito
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
Globalização Justa
O debate público sobre a globalização encontra-se num ponto morto. As opiniões se reduzem às certezas ideológicas de posições conhecidas e se fragmentam em diferentes interesses específicos. A vontade de chegar a um consenso não é firme. Estancaram-se as negociações internacionais mais importantes e é frequente não serem respeitados os compromissos internacionais em matéria de desenvolvimento.
O Relatório não oferece soluções miraculosas nem simples, porque não existem. Mas, com ele tenta-se contribuir para acabar com a atual situação de paralisia, concentrando-se nas preocupações e aspirações das pessoas e nas diferentes maneiras de se aproveitarem melhor as possibilidades que oferece a própria globalização. Nossa mensagem, ao mesmo tempo crítica e positiva, aspira a mudar o curso atual da globalização. Consideramos que os benefícios da globalização podem chegar a mais pessoas e ser mais bem distribuídos entre os países e dentro deles, permitindo que muito mais pessoas possam influir em seu percurso. Os recursos e os meios necessários existem. Nossas propostas são ambiciosas, mas viáveis. Estamos certos de que é possível ter um mundo melhor.
Queremos um processo de globalização de forte dimensão social, baseada em valores universais compartilhados e no respeito aos direitos humanos e à dignidade da pessoa; uma globalização justa, integradora, dirigida democraticamente e que ofereça oportunidades e benefícios tangíveis a todos os países e a todas as pessoas.
Para isso, algumas das soluções são:
• Enfoque Centralizado nas Pessoas – A pedra angular de uma globalização mais justa é a