Teoria Humanista
NOME:
DISCIPLINA: TEORIA HUMANISTA
PROFESSOR:
PERÍODO: 4º TURMA: A
REFERENCIAS: http://www.cphb.com.br/168501/index.html http://pensamentoextemporaneo.wordpress.com/2012/11/25/o-existencialismo-sartriano/
A teoria Humanista nunca toma o homem como fim, este está sempre por frazer-se. A vida humana se torna potencialidade e possibilidade, ele é o autor da verdade e da ação. O objetivo de qualquer tratamento ou trabalho de desenvolvimento pessoal é levar a pessoa a ser ela mesma.
No nosso dia-a-dia, não reconhecemos o nosso potencial, ele aparece muitas vezes quando existe uma situação de perigo, onde sempre requer uma decisão imediata e uma ação instantânea, sempre encontramos força alem do nosso limite. A potencialidade humana é uma força enorme que existe dentro de nós que não sabemos que existe. A nossa potencialidade é naturalmente imensa, nós ignoramos o que realmente podemos fazer. Vivemos toda a vida muito abaixo dos níveis de sucesso que poderíamos alcançar em todas as circunstâncias. Exemplo disso é a história da mãe que pulou em um poço onde o filho estava se afogando e mesmo sem saber nadar salvou seu filho, o seu potencial de ação naquele momento exigiu que salvasse a vida de seu filho.
Essas forças internas do ser humano se mostram nos seus modos de ser, sempre alguém aberto ao desenvolvimento e aprendizagem positivos, tendo dentro de si algo que o impulsiona: a Tendência Atualizante, modos de auto-atualização de suas potencialidades, de fazer, sentir, agir seu próprio florescimento.
Pessoas auto-atualizadoras estão sempre engajadas com a realidade. É uma tendência inata de cada pessoa de atualizar suas capacidades e potenciais. Características dominantes de pessoas auto-atualizadoras são: maior percepção da realidade, relações mais satisfatórias, aceitação de si, dos outros e da natureza, senso de humor, criatividade, clareza entre o bem e o mal.