Psicologia
1) Quais seriam as semelhanças e diferenças fundamentais entre Sócrates e os sofistas?
Compartilham, embora com visões diferentes e até mesmo opostas, o interesse fundamental pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão, que passa a se organizar politicamente no sistema que conhecemos como democracia. Compromisso bastante direto e explicito com essa realidade. Sofista consiste em mostrar que o ensinamento sofístico limita-se a uma mera técnica ou habilidade argumentativas que visa a convencer o oponente daquilo que diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento que é o caso de Sócrates que faz com que o individuo reflita por si mesmo, chegue até o saber com suas próprias ideias.
2) Qual a diferença, na teoria de Platão, entre o mundo das sombras e o mundo das ideias?
O mundo das sombras é ilusórias, algo realidade parcial, distorcida, está preso condicionado e limitado, pelo seu modo de vida repetitivo que não o deixa pensar por si próprio. No mundo das ideais e a capacidade de superar de olhar a nova realidade que passa a vê-la melhor e a entendê-la, refletindo buscando algo além de si mesmo.
3) Aponte e explique as diferenças básicas entre a teoria das ideias de Platão e a teoria do conhecimento de Aristóteles.
A filosofia da mente envolve estudos metafísicos sobre o modo de ser da mente, sobre a natureza dos estados mentais e sobre a consciência, a teoria do conhecimento de Aristoteles valoriza o conhecimento real em seu sentido mais abstrato, valoriza o saber empírico e a ciência natural desenvolve uma concepção fortemente sistematica de saber. Platão e Aristóteles discordavam sobre a origem das ideias. Platão acreditava que as ideias eram inatas e precisavam ser reveladas dos esconderijos da mente. Aristóteles acreditava que as ideias não são inatas, mas adquiridas a partir da experiência.
4) Caracterize os sofistas e o que favoreceu o seu surgimento.
Surgem no momento da tirania e da