Teoria humanista na apendizagem
HISTÓRIA
RELATÓRIO DE LEITURA
“A ABORDAGEM HUMANISTA”
VIÇOSA
2014
O estudo acerca das diferentes linhas pedagógicas fornecem diretrizes à ação docente. Na abordagem humanista, possui algumas abordagens com referencial filosófico e psicológico. Maria das Graças Nicolleti Mizukami em sua obra, "Ensino: as abordagens do processo", texto “A abordagem Humanista” reflete sobre enfoques tipicamente humanistas. O ensino nessa abordagem é totalmente centrado no aluno. Considera o aluno como uma pessoa situada no mundo e em processo constante de descoberta. Para a autora o professor em si não transmite conteúdo, é um facilitador da aprendizagem, criando condições para que o os alunos aprendam. Assim as experiências pessoais e subjetivas são fundamentais para o conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
O homem é considerado uma pessoa situada no mundo em processo contínuo de descoberta de seu próprio ser, criando vínculos a outras pessoas e grupos. Portando sentimentos cuja suas experiências atuam como fator de crescimento, sofrendo constante processo de atualização e tendo como objetivo uma auto-realização. Ao se considerar os indivíduos inseridos em um mundo, percebe-se uma consciência autônoma e interna que lhe permite significar e optar e a educação deve criar meios para que essa consciência se preserve.
Carl Ransom Rogers um psicólogo norte-americano que tornou possível o estudo objetivo de um processo eminente subjetivo. Reflete sobre o individuo em uma sociedade. Para ele o estabelecimento de qualidades do relacionamento interpessoal, pode tornam os indivíduos seres auto-responsáveis e apresentar melhorias em direção à auto-realizações. Para Rogers o homem não deve ser manipulado, ainda que por um bem maior, as pessoas não devem minimizar o papel desempenhado pelo subjetivo, ainda que considerado pré-científico. O psicólogo acredita que nenhum indivíduo conhece a realidade objetiva e que