ENFOQUE DA HUMANIZA O DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM CENTRO CIR RGICO
3766 palavras
16 páginas
ENFOQUE DA HUMANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM ATUANTES EM CENTRO CIRÚRGICOO processo de humanização na assistência em CC é um desafio, porém necessário e pode-se entender o quanto se tornam possível e essencial na prática da enfermagem, pois, conscientização da importância de ouvir, olhar, tocar e serem presentes propicia segurança e tranquilidade que indubitavelmente favorecem o tratamento e a recuperação. Desta forma, é ressaltado a importância de mudanças frente aos profissionais, por levantar questionamentos a respeito da necessidade de inovação dos conceitos sobre assistência cirúrgica e implantar uma assistência humanizada, deixando de buscar as características relacionadas a problemas burocráticos, estruturais e técnicos, mas sim a uma questão que envolva atitudes, comportamentos, valores e ética moral e profissional.
As abordagens da humanização da assistência oferecidas pelos profissionais de enfermagem atuantes no CC serão discutidas com definição das ações realizadas pelos profissionais de enfermagem de modo a tentar responder como a atuação deve ser realizada pelos profissionais de saúde atuantes em CC que podem ser consideradas humanizadas.
Este estudo aponta e discute as principais polêmicas sobre o assunto do ponto de vista do profissional de enfermagem e inquietação sobre a maneira como são atendidos os usuários do centro cirúrgico nosocomiais, constituiu-se no impulso que desencadeou a presente pesquisa. Com esta nova visão, muito do que parece autoritário no relacionamento entre os profissionais de saúde e os pacientes será modificado, para adaptar-se às novas exigências.
Ao invés dos usuários seguirem à risca padrões de comportamento ditados pelos hospitais e que muitas vezes constrangem, maltratam e prejudicam, os nosocômios é que terão de se adaptar às necessidades e vontades dos usuários. Considera-se que humanização no atendimento hospitalar será uma ação abrangente, que as exigências da cidadania farão com que extrapole o