Teoria Humanista existencial
Faculdade de Psicologia – 2º Período/Noite
QUESTIONÁRIO II – TERAPIA AQUI E AGORA
Belo Horizonte
2014
1) O conceito do senso comum diz que autoestima é "a pessoa gostar de si mesma". Como o conceito gestáltico de autoestima se diferencia do conceito no senso comum?
Enquanto que no senso comum a autoestima é conceituada como “a pessoa gostar de si mesma” na gestalt terapia a autoestima é vista como um meio pelo o qual o individuo tem consideração de seus valores, de si mesmo e com isso pode resolver tantos os problemas atuais quanto os que surgirem pelo decorrer da vida.
2) Por que o psicoterapeuta precisa aprimorar sua capacidade de percepção?
O terapeuta deve aprimorar sua capacidade de percepção porque ele é guiado pelo o que observa, pelo o que percebe do paciente, mesmo que seja de uma forma pouco profunda, superficial, se ele for atento a essas informações que o paciente apresenta, a percepção do terapeuta poderá fazer com que o paciente passe a criar sua própria conscientização, que significa que o paciente será capaz de compreender suas próprias habilidades e capacidades.
3) P. acaba de terminar um namoro de 2 anos. Ela anda pela casa de cabeça baixa e chora quando alguém fala do ex. A mãe de P diz que ela deveria ligar pra suas amigas, sair, relaxar. Diz ainda que toda vez que a saudade bater ela deve ouvir uma música alegre ou ver TV, para desviar a atenção. Como um psicólogo humanista-existencial avaliaria as sugestões dadas pela mãe de P? Justifique.
Um psicólogo humanista-existencial não avaliaria como válida as sugestões dadas pela mãe de P. porque na GT o terapeuta encoraja o paciente a reexperienciar e encarar os problemas no aqui e agora, e não desviar a atenção, porque senão os problemas do passado seriam ainda problemas e sendo problemas, seriam atuais. P. tem que transformar os pensamentos sobre o ex em ações no presente para que ela possa