Teorias Existenciais Humanistas
A autora Maria Villas-Bôas Bowen faz uma abordagem muito interessante sobre a essência da Psicoterapia e seus conceitos.
Logo no começo do capítulo, vemos uma descrição do que é Psicoterapia citadas em quatro aspectos. Esses aspectos de Psicoterapia citadas no texto, nos dão uma ótima visão do que se trata, destacando a seguinte definição: “A Psicoterapia é um processo de recuperação de si mesmo por meio dos recursos inerentes dentro de si”.
Após as definições de conceitos, a autora coloca uma história onde é possível de forma ilustrativa representar o conceito de Recuperação de si mesmo, em que o personagem (Rabino) no final consegue descobrir que era capaz de enfrentar riscos e que em seu próprio espaço existiam todos os recursos necessários para que suas necessidades fossem preenchidas.
Chegando mais no fim do capítulo, Maria Villas-Bôas aborda o tema “Levantando as camadas do auto-engano”, enfatizando dois obstáculos que atrapalham os clientes, que são os “belo” sonhos e os comportamentos obsoletos. Temos como exemplos de um sonho “belo”, as mulheres sonharem com um homem que seria um Príncipe encantado, onde é ruim pois pode trazer mágoas e frustração à pessoa.
Finalizando, a autora fala sobre o comportamento obsoleto, que são planos criados pelas pessoas onde mudam comportamentos e atitudes para se adequarem ao plano criado.
Resumindo os dois obstáculos ela ressalta que os sonhos “belos” e o comportamento obsoleto privam as pessoas de se familiarizar com os seus próprios recursos.
Referências Bibliográficas:
-Algumas Reflexões sobre Psicoterapia (Maria Villas-Bôas Bowen)
-Allport, G. (1961). Pattern and growth in personality. New York: Holt, Rinehart and Winston.
-Brown, B. (1980). Supermind. New York: Harper and row.
-Phillips, L. Howe, E.& Howe, N. (1957). The choice is always ours. New York: Harper.