Teoria existencial humanista
Na Logoterapia o Dr. Frankl procura quebrar barreiras na mente de pacientes egocêntricos, confrontado – os para que eles possam entender o verdadeiro sentido de suas vidas e superando suas neuroses. A explicação de Viktor Frankl para sua neodinâmica deixa claro que por muitas vezes por ter o desejo de concluir suas biografias não se entregou a doença, lutou contra a morte e seu desejo de sobreviver prevaleceu.
Provando assim que sua saúde mental estava em certo grau de tensão e com isso ele compara o trabalho de um arquiteto e a nossa mente com um prédio. Um arquiteto quando quer reforçar uma estrutura ele põe mais peso para que os metais fiquem fixos, Viktor Frankl aplica esse método à mente humana sã ou neurótica pressionando e criando uma saudável quantidade de tensão e assim podendo reorientar o paciente para o verdadeiro sentido da vida.
Muitos de seus pacientes chegam para ele e perguntam o porquê de sua verdadeira existência? Querendo saber o sentido da vida ou pelo menos entender. Teve casos em que Frankl perguntou ou comparou indagando ao paciente que se chegasse a u m campeão de xadrez e perguntássemos a ele qual a jogada perfeita? Ele responderia que não tem, pois depende do lance e da estratégia. Diante disto pode – se concluir que cada ser é individual e precisa se encontrar para a essência de sua existência.
Esta teoria também é aplicada de maneira explicita a respeito do amor e da paixão, enquanto a paixão é um sentimento explosivo que faz o coração acelerar e acontece rapidamente e vai só