Modelo de relatorio
Documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. O relatório técnico-científico apresenta, sistematicamente, informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações. E estabelecido em função e sob a responsabilidade de um organismo ou de pessoa a quem será submetido. Em geral constitui um elemento de um conjunto e traz, normalmente, um número que identifica tanto o relatório quanto o produtor, distribuidor ou organismo responsável.
Nesta norma enfoca as questões de classificação e segurança que são: - o “grau de sigilo atribuído ao relatório técnico-científico, de acordo com a natureza de seu conteúdo, tendo em vista a conveniência de limitar sua divulgação”.
Introdução
É nesta seção que são introduzidos os fatores de motivação para a venda da idéia, levando o interceptor a se interessar pelo assunto, a ter desejo pelo trabalho.
É uma espécie de cartão de visita ou síntese que prepara o leitor para o que será exposto no desenvolvimento do trabalho.
Deve conter o enunciado do tema a ser tratado. Deverá expor, de modo claro e preciso, a idéia central do trabalho.
Desenvolvimento
O autor do relatório apresenta fundamentação racional; analisa tópicos; destaca pormenores significativos, discute as diferentes hipóteses demonstradas.
Conclusão
Nesta parte são apresentadas as sugestões, recomendações e medidas cabíveis. Deve ser breve, concisa e conter a resposta mais inequivocada possível para a problemática em questão.
É uma decorrência lógica e natural que foi apresentado na introdução e exposto no desenvolvimento do trabalho e não o resumo do desenvolvimento.
Anexos
* Trechos ou contribuições de textos com finalidades de: documentar, esclarecer, provar ou confirmar as idéias