John Locke
Definição: refere-se ao modo de vida de um povo, em que se incluem as suas atitudes, crenças, artes, ciências, modos de perceção e hábitos de pensamento e de ação.
Trata-se do conjunto de modos de pensamento, comportamentos e produções materiais e espirituais, transmitidos e aprendidos no decurso do processo de socialização.
Considera-se cultura o conjunto de instrumentos adquiridos após o nascimento, os saberes aprendidos, transmitidos de geração em geração, através do processo de socialização.
Fornece os meios de adaptação do ser humano ao seu ambiente.
Desempenha um papel na unidade e diversidade da espécie-povos de lugares ou épocas distintas têm culturas diferentes, possuem práticas e valores diferentes.
Onde quer que existam seres humanos há culturas
O padrão de cultura
É a forma característica e coletiva de conduta cultural que uma sociedade estabelece, transmite e interioriza:
Pessoas educadas no mesmo contexto cultural partilham valores comuns;
O universo de valores, pelo qual os indivíduos orientam a sua conduta possibilita a convivência, constrói a identidade e define o horizonte decerto ou errado, de desejável ou indesejável.
Culturas diferentes têm códigos morais diferentes.
Tolerância
Tolerar inclui consentimento discordante em relação aos valores e práticas toleradas.
Paradoxo de tolerância: “se formos de uma tolerância absoluta, mesmo como os intolerantes, e não defendermos a sociedade tolerante contra os seus assaltos, os tolerantes serão aniquilados e com eles a tolerância”
A par da necessária tolerância que todos devemos á especificidade cultural, são também necessários á humanidade critérios transubjetivos.
Entende-se por critério transubjetivo um padrão neutro que atravessa de modo objetivo e universal todas as culturas.
É necessário que haja critérios valorativos universais.
A diversidade cultural exige empenho no diálogo horizontal entre culturas.
O que são direitos
São reivindicações legítimas de pessoas ou