John Locke
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
FILÓSOFO EMPIRISTA: JOHN LOCKE
VITÓRIA
2014
FILÓSOFO EMPIRISTA: JOHN LOCKE
Trabalho referente aos principais conceitos da filosifia de John Locke, apresentado à disciplina de Introdução à Filosofia, do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo, com o requisito para avaliação pela professora Bernarda de Biase Ferrari.
Vitória
2014
SUMÁRIO
BIOGRAFIA DE JOHN LOCKE
John Locke nasceu no dia 9 de agosto de 1632, na cidade de Wrington na Inglaterra. Era filho de um advogado calvinista e parlamentar de ideias liberais e de educação religiosa e que também serviu como capitão da cavalaria do exército parlamentar.
Em 1646, Locke entra como aluno bolsista para a escola Westminster School, onde permaneceu dos 14 aos 20 anos de idade. Logo após em 1652 ele vai para a faculdade Christ Church, de Oxford, para dar continuidade a seus estudos tornando-se assim Mestre em Artes, e partir de 1658, Locke começa a interessar-se pelo estudo das ciências naturais e pelo estudo da medicina. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica.
O reconhecimento do legado de Locke ocorreu quando ele ainda era vivo. Durante a vida, teve a oportunidade de ocupar importantes cargos administrativos e exerceu funções de caráter diplomático. Na Inglaterra, chegou a ocupar o cargo de membro do Parlamento e defendeu o direito dessa instituição de indicar os ministros que viessem a compor o Estado. Respeitado por vários outros representantes do pensamento liberal, John Locke faleceu em 27 de outubro de 1704 com 72 anos, na cidade de Oates na Inglaterra.
EMPIRISMO FILOSÓFICO DE LOCKE
O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704), que defende uma