Teoria Geral
Reengenharia é a análise e a conseqüente mudança de processos para a obtenção de melhores resultados. Este processo se preocupa com mudanças bruscas e não com melhoramentos contínuos. A Reengenharia é, portanto, o ato de repensar e reprojetar de forma radical os processos de uma empresa para obter grandes progressos em indicadores críticos de desempenho como custos, qualidade, serviços e agilidade.
ORIGEM DA REENGENHARIA.
- O termo Reengenharia de Processos surgiu inicialmente nos Estados Unidos, início dos anos 90.
- Michael Hammer e James Champy
- Pregam o redesenho do processo completamente novo, a partir do nada e com a expectativa de se obter uma drástica melhoria.
- MICHAEL HAMMER & JAMES CHAMPY
''marca da qualidade de uma empresa de sucesso é a sua habilidade de abandonar o que foi sucesso no passado, uma vez que não existe fórmula de sucesso permanente.''
- PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- Conquista de um desempenho inovador medido nos resultados da empresa.
- A Aplicabilidade aos líderes de mercado, bem como aos seguidores.
- Foco em processos e atividades que agregam valor.
- O simples fato de uma empresa ser o número um não significa que não precisa da reengenharia. Pelo contrário, várias empresas usaram a reengenharia para assegurar sua posição dominante através da redução de custo e de tempos de rotatividade de serviço.
- PALAVRAS CHAVES
1 - Fundamental: ao praticar a Reengenharia precisam-se formular questões básicas a respeito da empresa e seu funcionamento: "Por que fazemos o que fazemos?" e "Por que fazemos dessa forma?" Essas perguntas nos forçam a examinar as suposições subjacentes à forma como as atividades são conduzidas. Pois a Reengenharia ignora o que existe e se concentra no que deveria existir.
PALAVRAS CHAVES
2- Radical: significa desconsiderar todas as estruturas e procedimentos e inventar formas completamente novas de realizar o trabalho. É a reinvenção das empresas; não é a