Economia - Adam Smith
A ciência econômica é relativamente recente, tem pouco mais de 200 anos. Apesar disso, os antigos tratavam dela sem saber que era de importância fundamental para as relações humanas e sociais. No trabalho proposto a disciplina, iremos abordar sobre a vida de Adam Smith; suas teorias econômicas foram amplamente aceitas, e economistas famosos posteriormente utilizaram-nas em seus trabalhos. Iniciou-se a Economia com Adam Smith, que poderia ser denominado de patrono da disciplina (pai da economia), já que foi este grande pensador quem lhe deu status de matéria e criou um pensamento sistemático e estruturado em torno dela, publicando a A Riqueza das Nações em 1776, na Inglaterra.
Poderíamos dizer que a Economia é a "Rainha das Ciências Sociais", por ser ela fator determinante nas outras ciências sociais (Sociologia, Política, Estudos Sociais). Seu estudo se tornou obrigatório desde o segundo grau até a universidade. Consta nos cursos de Direito, Engenharia, Psicologia, Administração, Medicina etc. À análise econômica tem se acrescentado instrumentos estatísticos e matemáticos para torná-la mais precisa e, desta forma, poder fazer previsões com maior grau de certeza. Sua obra, A Riqueza das Nações, foi escrita de forma clara e compreensível e foi lida e reverenciada por muitos. Seus argumentos a favor da pouca interferência governamental nos negócios, na taxação e tributação e livre comércio influenciaram a economia mundial durante o século XIX, e continua influenciando até os dias de hoje. Smith foi o fundador do estudo sistemático e organizado da Economia e um dos principais pensadores na história humana.
2. Biografia de Adam Smith
Adam Smith nasceu na Escócia, em 1723, era da classe alta da época, perdeu o pai antes de seu nascimento. Entrou para a faculdade em 1937 em Oxford, onde recebeu grande influencia para sua formação ideológica por seu professor da disciplina de Ética, Direito e princípios de Economia Publica: Francis