Adam smith economia
A economia aborda questões ligadas diretamente a interesses materias(econômicos e sociais), não podendo haver “neutralidade”, pois suas teses e conclusões estão sempre conectadas a interesses de grupos e classes socias. Não poderiamos falar de Economia Politica Clássica sem falar de Adam Smith,com suas teorias. .Para quem tiver a oportunidade de ler com clareza,irá conhecer um pouco da influência de Adam Smith na economia.
Adam Smith e sua influência na economia
Adam Smith nascido em Kirkcaldy, 5 de junho, de 1723 — Morte em Edimburgo, 17 de Julho de 1790. Foi um economista e filósofo escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações" escrita em 1776, a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse. Nesta obra Adam Smith buscou diferenciar a economia política da ciência política, a ética e a jurisprudência. Fez também duras críticas a política mercantilista e sua intervenção irrestrita na economia. Porém, a teoria principal defendida por Adam Smith nesta obra é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advém do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Esta última, garante a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defende também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico.
Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "não é da